Coordenação de Aposentados e Pensionistas do Sintufrj e apoiadores reuniram-se no dia 26 de janeiro com a vice-reitora, Denise Nascimento, a pró-reitora de Pessoal, Regina Dantas, e seu superintendente, André Luiz Chagas, para reivindicar a participação dos aposentados na vida institucional da universidade. A primeira solicitação foi a abertura das urnas da eleição da bancada técnico-administrativa nos colegiados superiores.

“A representação técnico-administrativa nestas instâncias foi conquistada com muita luta e estamos sem voz e voto nestes colegiados. Já o direito dos aposentados a integrar a bancada dos técnicos-administrativos nos órgãos colegiados e poder eleger o reitor é uma reivindicação antiga. Avaliamos que por termos contribuído para o crescimento da instituição, mesmo depois de sair da ativa ainda podemos continuar dando esta contribuição”, afirma a coordenadora de Aposentados e Pensionistas do Sintufrj, Maria da Graça Carvalho.

Segundo Graça, o pleito foi bem recebido pela vice-reitora e pela pró-reitora de Pessoal. “Elas não colocaram nenhuma objeção ao nosso pleito e acharam justo que possamos continuar contribuindo para a UFRJ se tornar cada vez melhor, e nos momentos de crise ajudar a superá-los”, informou a coordenadora da pasta. E acrescentou que, apesar da boa vontade da representação da Reitoria, foi colocado que a decisão relativa aos aposentados não cabe à administração central, e sim ao Conselho Universitário. “É no Consuni que isso tem de ser decidido, mas avaliamos como altamente positivo a posição da representação da Reitoria”, finalizou Graça.

Outra cobrança feita pela coordenação foi a instituição de uma política de pessoal permanente para os aposentados, como acompanhamento de processos e orientação para dirimir problemas. Além da coordenadora Maria da Graça Carvalho, participaram da reunião os coordenadores de aposentados e pensionistas Maria Sidônea dos Santos e Maria Passerone, assim como o coordenador-geral Francisco de Assis e os coordenadores de Organização e Política Sindical Aluízio Paulino e Luciano da Cunha.

 

Elogio a Manoel Dantas

O ex-coordenador de Aposentados e Pensionistas do Sintufrj Manoel Dantas, falecido recentemente, deu sua última contribuição ao movimento nessa reunião. Ele foi muito elogiado pela pró-reitora de Pessoal, Regina Dantas.

Reunião no dia 26 de janeiro, entre aposentados e pensionistas e a Reitoria

Coordenadores do Sintufrj entregam pauta de reivindicações à pró-reitora Regina Dantas