Reforço na estrutura de acolhimento

 

Com o objetivo de dinamizar iniciativas da Coordenação de Aposentados e Pensionistas, a direção sindical criou o Departamento de Aposentados e Pensionistas do Sintufrj, que ficará sob a responsabilidade da companheira técnico-administrativa em educação Eliane Nascimento.

 

A proposta da Coordenação e do Departamento é elaborar um projeto de trabalho para este ano, mas com a participação das companheiras e companheiros aposentados e pensionistas da categoria. Para isso, Eliane  estará à disposição dos interessados em colaborar com ideias e propostas todas as quartas e sextas-feiras, das 10h às 17h, na sede do Sintufrj.

 

Trabalho conjunto

“Reafirmamos nosso compromisso de valorização da nossa categoria e, por isso, pensamos em você, aposentada e aposentado, e pensionista, para que, juntos, possamos ter um olhar especial para as companheiras e companheiros que já chegaram à terceira idade, depois de uma longa caminhada de dedicação e trabalho à UFRJ. Contamos com vocês para o fortalecimento das iniciativas com esta visão e perspectiva”, disse Eliane. “Nosso objetivo passa pela consolidação de um Sindicato cada vez mais forte e atuante”, acrescentou.

 

Muita atividade para uma vida saudável

Com o Departamento de Aposentados e Pensionistas, a direção sindical pretende consolidar uma nova política de relação com os dois segmentos. Inclusive, com o apoio desses companheiros, elaborar ações de preparação para a aposentadoria para os trabalhadores em fim de carreira. Parcerias para pôr em prática os diversos projetos também serão bem-vidas.

 

Segundo Eliane, o trabalho que se inicia com o departamento englobará várias áreas, entre elas a de saúde, visando bem-estar e à qualidade de vida dos aposentados e pensionistas; de psicossocial e cultural, através de oficinas de arte, literária, práticas de yoga, dança e ginástica sênior, e excursões dirigidas – passeios na cidade e região, idas a teatro, cinema, exposições e museus. Há uma proposta visando à descoberta de talentos múltiplos.

 

Na área social e política, o departamento se ocupará em promover a cidadania, levando aos aposentados e pensionistas informações sobre direitos, orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre assuntos e temas que lhe digam respeito. A intenção, também, é estimular cada vez mais a participação tanto dos aposentados como dos pensionistas nas lutas da categoria. Porque a direção sindical entende que é muito importante a presença desse segmento nas assembleias, congressos, seminários e outros eventos programados pela entidade de classe, como também nas manifestações de rua e atos nacionais, principalmente quando um governo golpista controla o país, tentando acabar com a Previdência Social.

 

Outra proposta é estimular o hábito da leitura entre os aposentados e pensionistas, promovendo campanhas de doação de livros e realizando rodas de leituras. Ler é um ótimo exercício para o cérebro, principalmente na terceira idade, para prevenir doenças neurológicas.