ANA Célia

Sintufrj reestrutura CPV para adequá-lo às novas

demandas da categoria, no PCCTAE

 

Desde 2013 o Sintufrj investe cada vez mais na capacitação e qualificação dos técnicos-administrativos em educação, procurando atender a todas as classes e cargos existentes na UFRJ. Várias frentes foram abertas pela entidade com o objetivo de estimular e facilitar a categoria a retornar às salas de aulas, para complementar sua educação formal e também para obter certificados de capacitação.

O Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) incentiva a capacitação e a qualificação. Quando o trabalhador conclui um curso de capacitação, ele progride nos níveis de capacitação na carreira; quando ele vai além da educação formal exigida pelo cargo, seu contracheque é acrescido de expressivos percentuais.

“O nosso compromisso é com a educação dos técnicos-administrativos e seus dependentes, e com o fortalecimento das políticas de educação pública. Temos lutado muito junto à Reitoria pela valorização dos técnicos-administrativos em educação, que passa pela melhoria da capacitação e ampliação da qualificação”, afirmou Ana Célia Silva, coordenadora-geral do Sintufrj.

O coordenador de Educação, Cultura e Formação Sindical do Sintufrj, Clério Francisco Rosa, cita Mandela para enaltecer o poder da educação: “A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo”. Segundo ele, partindo deste princípio, a gestão Unidade na Luta vem reformulando os programas de educação.

“A princípio repaginamos o Curso Pré-Vestibular do Sintufrj (CPV-Sintufrj), abrindo um leque de possibilidades para ascensão nas carreiras dos associados técnico-administrativos nos três segmentos da educação. Temos o PBase, que contempla os que possuem o fundamental 1 e 2 para a certificação do ensino médio, uma dezena de cursos de capacitação expostos para todos os níveis, a parceria com o Pré-Universitário Samora Machel atendendo toda a comunidade universitária, e o Intensivão, que são ações propositivas que conduzem o indivíduo ao rito que lhe proporciona o conhecimento e a avaliação do que se passa em si mesmo e à sua volta”, avaliou Clério.

 

Cursos oferecidos

Só foi possível ao Sindicato reestruturar o Curso Pré-Vestibular Sintufrj (CPV-Sintufrj), para adequá-lo às novas demandas da categoria dentro da carreira, quando fechou a parceria com o Pré-Universitário Samora Machel, garantindo vagas no curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possibilita a obtenção do diploma do ensino médio.  Com isso, o CPV-Sintufrj implantou o Intensivão para o Enem, que atende apenas os sindicalizados e seus dependentes, e investiu na oferta de cursos de capacitação.

Para ampliar a oportunidade para o técnico-administrativo em educação concluir o ensino fundamental e médio, o Sintufrj também criou, em parceria com uma instituição educacional, o projeto PBase.

A direção sindical também tem atuado em prol dos trabalhadores sem contrato na universidade, no quesito qualificação e capacitação. A entidade tem garantido vagas no Curso Pré-Universitário Samora Machel para os terceirizados e também criou o Curso Preparatório para a UFRJ, destinado aos extraquadro.