Homenagem a uma lutadora

dos direitos das mulheres

“Reflexões sobre a defesa dos Direitos Humanos das mulheres brasileiras” foi o tema do seminário realizado no dia 8 pelos Centros de Referências para Mulheres Suely Souza de Almeida e das Mulheres da Maré Carminha Rosa.

 

O objetivo da iniciativa foi debater os avanços legais para a conquista de direitos das mulheres e rememorar o legado de Suely Souza de Almeida para a UFRJ e para a assistência de mulheres vítimas de violência. Ela foi a criadora dos centros de referências.

 

Homenagem

Familiares e amigos da ex-decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), ex-diretora da Escola de Serviço Social e do Núcleo de Estudos de Políticas em Direitos Humanos Suely de Souza Almeida, que faleceu em 2008, estavam presentes na homenagem. Uma placa foi inaugurada com o nome da idealizadora do Centro.

 

Debate

Eliana Moura, assistente social e ex-coordenadora dos Centros de Referências, Cristine Brandão, professora da Faculdade Nacional de Direito e Victoria Grabois, representante do grupo Tortura Nunca Mais, colocaram em evidência a necessidade de se compreender as violações dos direitos das mulheres como violações dos direitos humanos, e de se lutar para que as políticas públicas para as mulheres sejam políticas de Estado e não de governo.